terça-feira, 31 de maio de 2011

INTERAGINDO E APRENDENDO

Queridos(as) alunos(as)



Analisando as produções de vocês na sala de aula, as interações e as postagens no blog, lembrei do que li certa vez, não lembro ou autor/fonte, mas que gostaria de compartilhar:

“A cada momento de nossas vidas somos resultado provisório de nossa construção histórica, produzida nas relações que tivemos com a natureza, com os outros e com nós mesmos. Esse resultado é provisório porque somos incompletos e inacabados e estamos em permanente construção”.


Assim, podemos perceber o quanto já avançamos desde as nossas primeiras aulas, até agora. Também evoluímos como pessoa, como aluno(a) e como cidadãos, o quanto somos importantes para os outros e o quanto precisamos dos outros para compartilhar, refletir e transformar a realidade que nos cerca.
Quando somos capazes de analisar e compreender as relações que se estabelecem e que estabelecemos, crescemos. Precisamos, no entanto, fazer da reflexão uma atividade constante, e, refletindo, agir de maneira responsável, consciente e ética.


Estou feliz com a participação de vocês. Vamos continuar interagindo, e o melhor, aprendendo!

terça-feira, 10 de maio de 2011

FILOSOFIA E CIÊNCIA: Relações e Contradições

Tanto a Filosofia quanto a Ciência são formas de conhecimento que se opõem aos mitos e ao senso comum. Se num primeiro momento, Ciência e Filosofia caminharam juntas, a partir da Idade Moderna começa a haver uma separação entre esses saberes, de tal maneira que a Ciência se anunciou cada vez mais autônoma e, muitas vezes, até mesmo como superior a Filosofia.
Chegamos ao século XIX cientes de que a ciência não é infalível, apesar de buscar o conhecimento seguro e sistematizado. Teorias que reinaram por algum tempo, certo dia foram refutadas, substituídas e até modificadas por outras teorias. O que nos mostra a transitoriedade das teorias científicas, que os conhecimentos científicos não são inquestionáveis. Essas e outras discussões levaram ao surgimento de um campo de reflexão sobre a ciência e seus métodos: a Filosofia da Ciência.
O tema geral da Filosofia da Ciência é o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os fundamentos do saber científico. Esse tema geral desdobra-se em uma série de questões, entre elas: Qual o papel da ciência e sua utilização na sociedade? Qual a natureza das teorias científicas e sua capacidade de explicar a realidade?
Albert Einstein conseguiu unir sua atividade como cientista à reflexão filosófica, manifestando uma visão global e crítica do mundo contemporâneo. Ele teria afirmado que “o pensamento científico tem um olho aguçado para métodos e instrumentos, mas é cego quanto a fins e valores. [...] pode determinar como as coisas são, mas não o que devem ser”
Você concorda com a afirmação de Einstein?