sábado, 14 de setembro de 2013

PODER POLÍTICO - Filosofando com as tirinhas

Vimos as formas de poder social, que é parte do nosso assunto de Filosofia Política. O desafio agora é analisar as tirinhas abaixo e escolher duas para fazer um comentário.

PRIMEIRA TIRINHA

SEGUNDA TIRINHA

TERCEIRA TIRINHA

QUARTA TIRINHA

QUINTA TIRINHA

Lembrem de digitar o seu nome após o comentário a série e a turma.






8 comentários:

  1. BY: MANOEL DE BRITO AMORIM 3° ANO "A" MATUTINO

    minhas pesquisas me lavaram a acreditar que Em países em desenvolvimento, as pessoas se acham muito melhores do que de fato são, e essa tendência de se sobrestimar é ainda pior nas elites,

    sobre a POLÍTICA E O SEU PODER eu entendi que A obra Política de Aristóteles é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência de governar a polis e, portanto, da filosofia política. Para Aristóteles a política era uma continuação da ética, só que aplicada à vida pública. Assim, depois de refletir, em Ética a Nicômaco, sobre o modo de vida que conduz à felicidade humana, investigou em Política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Nathalya Rhana Soares Vilar - 3ºano "A" Matutino

    O poder político utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade.

    Usamos a palavra política ora para significar uma atividade específica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – o político -, ora para significar uma ação coletiva – o movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Afinal, a política é uma profissão entre outras ou é uma ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o poder. A política se refere às atividades de governo ou a toda ação social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado.

    ResponderExcluir
  3. By:Rosangela Vanderlei da Silva, 3º ano "B", matutino.

    Sobre a 1ª e 2ª tirinha; bom, aprendemos que existem três formas de poder, são elas: Economica, ideologica e política, sendo que essa última é a única que pode usar da força para obrigar que suas vontades sejam cumpridas. Existem alguns conceitos de política, um deles define a política como uma "busca pelo bem comum" ou pelo menos é o que deveria ser.
    Na 1ª tirinha vemos um claro exemlo do uso da força na politica. O que se parece ser uma candidato a algum cargo publico faz um breve discurso sobre a política e a define mas ao ser questionado sobre o que fazer com aqueles que não concordassem com a idéia dele ele responde que todo aquele que não acreditar será apedreijado, isso mostra que nem sempre o verdadeiro conceito de politica é seguido devidamente pois várias vezes ao invez de buscar um bem comum algumas políticas buscam apenas o bem próprio daqueles que a idealizaram.
    Já na 2ª tirinha vemos em ação o Homem legenda que chama de ignorante um sujeito que diz ser Apolitico, ou seja, não se envolve com política alguma e na tirinha esse sujeito é chamado de ignorante porque ninguém pode não se importar com a política já que ela trata do bem de todos... Enfim, a política é algo do qual mesmo sem gostarmos cabe a cada um de nós se emportar já que estamos tratando do nosso bem comum.

    ResponderExcluir
  4. Escolhi a primeira e a quinta tirinha.
    A primeira enfatiza, nas entrelinhas, por assim dizer, o meio do qual o poder político usa para conseguir os efeitos desejados, que é a coerção social, mas nem sempre assume este fato. Esse meio está camuflado na sociedade, mas pode ser percebido de maneira clara, conforme o último quadrinho.
    A quinta tirinha mostra uma manifestação da ideologia do poder econômico, onde os ricos apoiam a desigualdade, se esta beneficiá-los. A cada quadrinho, conforme a classe social vai evoluindo, os elogios ao proclamador da idéia que os beneficia vai aumentando, mostrando a lisonja interesseira presente na sociedade.

    Wesley de Sá, 3º ano A Matutino.

    ResponderExcluir
  5. A primeira e a última:
    A primeira mostra que os políticos impõem suas idéias de uma forma que não aceitam questionamentos, e que muitas vezes somos calados por estarmos sujeitos a um governo que não nos dá o direito de questionarmos o que achamos certo ou não..

    A última é bem interessante pois questiona o modo como os políticos enchergam a sociedade, enquanto as pessoas não mudarem seu geito de pensar, o país vai continuar assim: sem estrutura, e sem bons governantes...
    Juliana Menezes 2° ano "E" vespertino

    ResponderExcluir
  6. Eu queria muito saber o autor da terceira tirinha. Alguém pode me orientar?

    ResponderExcluir