domingo, 11 de setembro de 2011

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA – Pensamento do século XIX


As inovações tecnológicas ocorridas ao longo do século XIX ratificavam a confiança no poder da razão humana, gerada nos séculos anteriores, levando cada vez mais ao entusiasmo com a idéia de progresso da humanidade e à apologia da ciência como a principal condutora nesse caminho.
Paralelamente, a expansão e a consolidação do capitalismo foi um processo que trouxe consigo novas formas de exploração do trabalho humano. Isso constituiria um grande problema, pois – além dos anseios da burguesia – a Revolução Francesa também havia trazido à cena as aspirações dos trabalhadores urbanos e campesinos por melhores condições de vida. Os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade conduziram à esperança de que o progresso beneficiaria a todos. (Cotirm 2010, p.251)

Progresso e desumanização
Horkheimer escreveu  em 1946, a respeito do progresso tecnológico, que “o avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização” Refletindo sobre as razões que levaram o filósofo a fazer essa afirmação, vocês entendem que essa interpretação pode ser estendida aos dias atuais? A tecnologia está tornando as pessoas menos humanas? Tem modificado a vida de vocês? Como?


20 comentários:

  1. Através das novas tecnologias tudo ficou mais fácil para algumas pessoas, mas para outras não, porque eles não sabiam ou não podiam usar o progresso/máquinas.
    2º C (Cleonice, Claudio, Eliandra, Juciele, Juliana e Lidiane)

    ResponderExcluir
  2. Sim, pois a tecnologia ajuda, mas também atrapalha.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas buscam as tecnologias, mas com todas essas descobertas que facilitam as coisas do cotidiano, nem todos podem usufruir dessas maravilhas.
    2º C - Jenilma, Leiliane e Edilene Pereira.

    ResponderExcluir
  4. O progresso nos oferece muitas coisas boas, a tecnologia está cada vez mais avançada, mas com este avanço as pessoas estão esquecendo umas das outras.
    2º C - Alana, Aline, Bruna, Cristina, Gheyse e Rhayssa

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia ninguém consegue ficar sem celular ou computador, sem energia elétrica ou água encanada, elegantes carros ou moto. Horkheimer acaba tendo razão em dizer que os avanços estão tornando os seres humanos desumanizados, não se tem contato direto, apenas contatos "a distância".
    José Valdemir - 2º C

    ResponderExcluir
  6. Devido o progresso ocorreram muitos avanços a tecnologia, a medicina, o avanço das máquinas enfim. Mas apesar de tudo isso não é tão bom assim, a tecnologia está tomando conta do mundo, pois está cada vez mais se inovando, e assim a cada dia mais causando o desemprego.
    Lucyanne 2º D

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia está evoluindo com uma velocidade impressionante, isso tem seu lado bom e também o lado ruim, como a poluição, o mau uso e descarte das baterias, etc.
    Almir, Adones, Marcolino e Marcones – 2º D

    ResponderExcluir
  8. Com o progresso vieram muitos avanços em diversas areas, como por exemplo a medicina, descobrindo formas de tratar doenças e até mesmo de curá-las. Mas não são todos os aspectos que o progresso ajuda, Com ele veio também o desemprego e o aparecimento de outras doenças e diversos tipos de poluição.
    Luana, Maria Laura, Maria Hilda e Roniel - 2º D

    ResponderExcluir
  9. Com a modernidade as pessoas vão se desumanizando, pois o avanço trás muitas oportunidades, mas também fica cada vez mais difícil conseguir emprego, porque o mercado de trabalho está competitivo.
    Maria da Penha e Fagna Felix – 2º D

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia como todas as outras coisas tem o seu lado bom e ruim, depende de como vamos usar esta tecnologia para cada vez mais pregredir ou cada vez mais nos destruir. E mesmo assim nem todas as pessoas tem acesso a tecnologia.
    Elitânia, Luzia e Maria Vandiele - 2º D

    ResponderExcluir
  11. As pessoas passam a maior parte do tempo no mundo virtual e acabam deixando de lado o mundo real. Isso faz com que as pessoas se tornem desumanas.
    A tenologia muda a vida de quem tem acesso, um exemplo é a internet.
    Ana Ruth, Natália, Vitória, Iris e Neila - 2º D

    ResponderExcluir
  12. Bom, embora a tecnologia tenha trazido coisas ruins trouxe também uma grande possibilidade de conhecimento, ou seja, a tecnologia modificou muito a vida das pessoas.
    Lygia, Pablo, Tamires e Priscilla – 2º D

    ResponderExcluir
  13. As pessoas acreditam que o progresso é maravilhoso, mas com ele também aumentaram as desigualdades sociais, porque a tecnologia ainda não é um bem acessível para muitos.
    Aline, Girlane, Juliana Medeiros e Juliana Maria – 2º D

    ResponderExcluir
  14. Quando os homens são substituidos por máquinas, se deixa de lado o crescimento e se visa somente o lucro. Assim as pessoas deixam de ser mais humanas.
    Cleidivania e Renata Costa - 2º D

    ResponderExcluir
  15. A tecnologia está muito presente em nosso dia-a-dia, está avançada e vemos que as pessoas estão mais desumanas, e está modificando a vida de muitos.
    Rayane, Maria Isabel, Maria Lúcia - 2º D

    ResponderExcluir
  16. concordo com todos esses comentários pois o mundo hoje está cada vez mais se modernizando,e esquecendo que nem todas tem preparação para esses avanços cada vez mais tecnologicos...Mais cada sobrevive do seu jeito.
    Leiliane Santana 2º "C"

    ResponderExcluir
  17. Os avanços tecnologicos fazes as pessoas tornarem mais desumanas, pelo fato de que nao ha mas um contato direto.
    Valdemir 2°C

    ResponderExcluir
  18. Isso também pode fazer com que as pessoas se tornem dependentes de tudo isso.

    ResponderExcluir
  19. Vim procurar sobre filosofia e acabei só vendo mais um post de um esquerdalha reclamando sobre o capitalismo reptiliano da CIA, espero que esteja puto com as grandes corporações enquanto fez esse blog com o seu PC feito pelas mesmas corporações malvadas de direita fascistas e coxinha

    ResponderExcluir
  20. Devido os processos ocorreram muitos avanços tecnológicos,como o uso de máquinas indústrias,a medicina e enfim trouxe também uma grande possibilidade de conhecimento. No entanto, a tecnologia está causando a desumanização, pois a população está cedo constantemente substituída por máquinas.
    Entretanto, os homens deixam de lado o crescimento e visam somente no lucro, e isso faz com que as pessoas se tornem dependentes de tudo isso.
    Marcos Cajado da Rocha 3°ano

    ResponderExcluir