quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PROJETO DIGNA IDADE - Conselho Municipal da Pessoa Idosa

Os estudantes das turmas de 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo de Abreu, entrevistaram a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Olho d'Água das Flores - Djaneide Almeida - que explicou a finalidade do conselho que é articular, mobilizar, estimular, apoiar e deliberar sobre questões relativas à Política do Idoso em todas as suas instâncias e em consonância com a Política Nacional do Idoso.

Na ocasião conheceram algumas idosas que participam do Conselho bem como das atividades desenvolvidas pelo município através do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.



24 comentários:

  1. Com base no projeto Digna Idade, para idosos, pude me aprofundar em temas importantes que me trouxe mais conhecimento. Desse modo, interferir que só porque é velho não quer dizer que não serve mas. Aprendi que as velhas coisas são as mais valiosas, tive a oportunidade de conhecer cada vez as políticas públicas para o idoso. Fico feliz por interagir e ter feito parte desse projeto maravilhoso que trás união e solidariedade para um mundo mais justo.
    Vanessa Ferreira 2º "E" Vespertino .

    ResponderExcluir
  2. Creio eu que, nos dias atuais não se é dado ao idoso a valorização devida. Não é costume ver jovens falando sobre este assunto, porém é de suma importância! Os nossos "velhinhos" devem ser tratados como alicerces de toda uma história, pois o que seria de nós se não fossem nossos avós, bisavós e assim por diante? O projeto Digna Idade, além de trazer como pauta este assunto, nos proporcionou uma visão, ou melhor, uma oportunidade, de podermos parar e refletir, de que um dia seremos velhos, e que iremos colher aquilo que semeamos.
    Bruna Silva 2 ano "E" Vespertino.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Digamos que foi um choque de realidade, saber o que essas pessoas que tem tanta experiência as vesses não seja reconhecidas como merece: Eu Wesley Tavares do 2° ano E não tive a oportunidade de ir ate o CRAS com meus companheiros de sala mais contribuir fazendo o máximo que pude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com base no projeto da Digna Idade, após a pesquisa, podemos concluir que o cuidado com o idoso enquanto pessoa de direitos e deveres é competência da sua família, da sociedade organizada como um todo e do Estado. Também podemos perceber que, apesar de relativamente nova, para sua melhor eficiência, pouco se tem feito para que a sociedade tome conhecimento de seus mandamentos. Portanto, algumas medidas de divulgação poderiam ser tomadas, até mesmo como força tarefa com o objetivo de garantir dignidade, cidadania e respeito em relação ao idoso.
      Karine Roberta 2 ano ''E'' Vespertino.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muitos idosos são vistos pelos jovens como pessoas inúteis mas não é bem assim não cada idoso tem seus valores: Eu Gilmar Pereira do 2° "E"...

    ResponderExcluir
  8. O projeto digna idade, foi para nós alunos uma grande oportunidade de conhecer a realidade em que vivem os idosos.Vimos projetos, participamos de palestras, conhecemos pessoas muito especiais que fazem um papel fundamental na vida de cada idoso.....um pedaço de toda a nossa cultura está em cada um deses idosos, precisamos respeitar, cuidar , amar, compreender, pois um dia nós jovens também seremos idosos...infelizmente eles são tratados com inferioridade, são abandonados, mal tratados.....
    Cuidar dos idosos não é um peso, pelo contrário, é uma forma de retribuir tudo o que um dia eles fizeram por nós..

    Juliana Menezes 2 "E" vespertino

    ResponderExcluir
  9. O Projeto Digna Idade veio para nós mostra como o "envelhecimento" da população brasileira, tem-se falado muito da importância do bem-estar dos idosos. Em sociedades como a indiana e a japonesa, por exemplo, o velho é a figura mais importante da família e da comunidade. No Brasil, alguns sociólogos afirmam que, se um país precisa de um "estatuto dos idosos" (ou seja, de uma lei) para lembrar a respeitabilidade deles, isso indica que algo está muito errado... Por outro lado, há tantos privilégios sociais em torno da "terceira idade" (meias-entradas, ausência de filas, empréstimos especiais) que os "não velhos" se consideram prejudicados. Como se diz a lei Art. 4 - Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. Temos que zelar por nossa população idosa.
    Júlia Emelly 2° " E"

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O Projeto Digna Idade a finalidade é garantir melhores condições de vida aos cidadãos atendidos em instituições de longa permanência para a terceira idade, assegurando-lhes vida digna e residência de qualidade. O Digna Idade atua em várias regiões garantindo apoio técnico e recursos para investimentos em infra-estrutura e capacitação de pessoal.
    Samara Kelly 2 Ano "E"

    ResponderExcluir
  12. O Projeto é muito bom, pois muitos idosos são esquecidos pela a própria família, ao fazer visitas pode percebe que os idosos ficam mais alegres mais dispostos nos (JOVENS) devemos visitar ou até mesmo brinca qualquer ato deste pode valer apena .
    Damião 2° Ano "B"

    ResponderExcluir
  13. O Projeto Digna Idade é um bom projeto que serve para a sociedade ver que os idosos não são pessoas inúteis
    Kleverton 2° Ano "B"

    ResponderExcluir
  14. Na sociedade que vivemos os idosos são visto como pessoas inúteis, muitas pessoas não sabem da ao idoso, seu devido valor. O projeto Digna idade tem como objetivo da prioridade e garantir melhores condições de vida, aos nossos idosos.
    Shirley Anjos 2° ano "E"

    ResponderExcluir
  15. Esse projeto teve como a mostra para as pessoas que devemos, sempre respeitar o idosos com alegria e principalmente com amor.

    Maria Aparecida 2° ano ''E''

    ResponderExcluir
  16. Foi muito bom fazer parte de algo tao gratificante, como esse projeto.Temos que valorizar esses seres, pois é através deles que podemos enxergar à realidade. E são pessoas animadas, de bem com a vida que nos mostra o caminho para chegarmos. Muitos de nos que participemos desse belo projeto, temos avós, bisavós, e temos que cuidar de cada um com muito carinho. Pois um dia todos vamos ficar idosos também.
    A corrente do bem, torna a vida de cada um deles ainda mas feliz !

    Carla Thayssa 2° ano "E"

    ResponderExcluir
  17. O projeto digna idade foi muitos interessante para mostrar, principalmente para nós jovens que temos q valorizar os idosos pois um dia também se tivermos sorte seremos idosos. E todo idoso precisa de carinho e atenção, e não ser abandonado,pois alguns são doentes e não fazem as mesmas coisas que faziam eram jovens. Temos que respeita-lo e cuidar bem deles.

    Tâmara 2°ano "E"

    ResponderExcluir
  18. Esse projeto è como um incentivo para os jovens valorizarem os idosos porque todos nós vamos passar por essa fase e não è porque eles são idosos que não precisam de carinho,amor e atenção. Pois talvez não consigam fazer as mesmas coisas que faziam antes mas mesmo assim prescisam ser valorizado..

    Kelly Ramos 2° ano "E"

    ResponderExcluir
  19. o projeto digna idade foi muito interessante nos fez descobrir muitas coisas importante, teremos cuidados com os idosos, respeita-los dar carinho, amor e atenção e cuidar bem deles. O projeto digna idade foi acompanhado pela professora Cristiane Salles foi um projeto de grande valor.

    Erica Fernanda 2° "E"

    ResponderExcluir