quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PROJETO DIGNA IDADE - ESCOLA ESTADUAL ÂNGELO DE ABREU

  O envelhecimento populacional é uma realidade mundial que precisa ser conhecida, debatida e compreendida principalmente como um fenômeno social. Nesse sentido, as estatísticas vem apresentando, em razão dos avanços científicos e tecnológicos, aliados a outros fatores, um crescimento significativo na expectativa de vida das pessoas,e o Brasil vem caminhando, especialmente na última década, no mesmo direcionamento.
            Assim o primeiro questionamento que se faz é, o que é ser idoso? Para responder a essa questão, a legislação brasileira vigente vem definir como idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, ao que de plano, já é possível deduzir que o caráter biológico /cronológico é um dos critérios levados em consideração para estabelecimento de uma série de garantias e direitos a essa parcela da população.
            No bojo dessa conceituação, fica evidente que ainda há uma carência de significação que seja suficiente para definir a grandiosidade da pessoa idosa, em outras palavras, ser idoso é muito mais que o caráter meramente cronológico ou biológico. Os conhecimentos empíricos nos dizem que idosa é aquela pessoa, aquele ser, que, de fato já viveu mais que muitos outros, mas também, e principalmente, é alguém dotado de experiência, de tolerância e muito afeto. Contudo é importante aliar a esse entendimento, que os idosos são pessoas numa fase especial da vida, com suas fragilidades e encantos.
            O presente projeto se propõe, ainda que com a ciência de ser uma semente a ser germinada e cultivada no amplo campo das relações sociais, trazer luz para essas pessoas, no sentido de desenvolver na sociedade um olhar diferenciado, de acolhimento, de respeito e de ações que visem garantir um dos pilares do nosso estado democrático de direito, que é a dignidade da pessoa humana.

8 comentários:

  1. Fazendo algumas pesquisas, percebi que o programa nasceu de uma constatação do Ministério Público de uma situação dramática enfrentada por grande parte das instituições de longa permanência para idosos. Com tudo isso,"O Digna Idade" é um projeto que visa dar suporte às instituições de ação continuada, garantindo melhores condições de atendimento às unidades que abrigam os cidadãos de terceira idade, assegurando-lhes vida digna e residência de qualidade. Assim, garantir mais conforto, segurança e humanização no atendimento prestado aos idosos.
    José Cassiano, nº21. 2º ano "D" Vespertino.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o idoso é tratado como um velho que não serve mais pra nada, mas esquecemos que um dia vamos ficar assim também. Seus familiares os largam num asilo como só para não ter trabalho. É nesta fase em que eles mais precisam de atenção, respeito e todo carinho do mundo. Devemos cuidar deles da mesma forma que queremos ser tratados na nossa velhice.
    Lyandra 2° "D"

    ResponderExcluir
  3. Desde os primórdios da humanidade, o envelhecimento tem sido um processo que não tem deixado de surpreender e preocupar. Ninguém é alheio ao envelhecimento e aos problemas que ele acarreta.
    Júlia Emelly 2° "E"

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião. Os idosos têm uma serie de deveres que não estão sendo exercidos pela sociedade. São eles diversão, esporte, lazer, alimentação saudável, carinho, cuidados, dentre outros... Esses direitos devem ser reivindicados. Vamos proteger e dar a mão para eles. Afinal, como diz o mandamento: "Amar o próximo..."

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Idosos estão sendo menos prestigiados na sociedade pois seus direitos não estão sendo exercidos. Devemos cuidar desses idosos que têm muito a nos ensinar.

    Alysson Roney Silva Torres

    ResponderExcluir
  7. O projeto me fez ver que hoje em dia o preconceito com idosos é muito grande por serem pessoas mais idosas não poder mais se defender e precisa de cuidados,que os maus tratos já começar dentro de casa pelos próprios filhos que maltrata seus pais,não dão atenção e cuidado e nem carinho. Dentro de casa sofre maus tratos são até mesmo espancados muitos desses idosos sofre até morrer pela imprudência dos seus filhos que não dá valor aos pais,deixa passa fome e não são cuidados como se deve.
    Os idosos são colados em abrigos pelos seus filhos,e lá eles são cuidados,mais vivendo com uma triste solidão esquecidos por todos da família "lembre-se que todos os idosos já foram jovens,e os jovens vai ser idosos também"

    Daniele Pereira Maciel N•5

    ResponderExcluir
  8. Quando aconteceu o Projeto Digna Idade muitos alunos tiveram a oportunidade de ir conhecer o lar dos idosos, infelizmente ei não fui. Mais com os comentários que meus colegas fizeram na classe, dava para se imaginar o que se passava naquele local. E com essa experiência aprendemos a dar valor a uma pessoa idosa, seja em nossa família ou em nossa comunidade. "Quem é idoso hoje é porque já foi Jovem, e quem é Jovem um dia será idoso".

    Genilza Maciel Medeiros n•13.
    2•"C"

    ResponderExcluir